Profissional autônomo

4 hábitos para ter sucesso como profissional autônomo

Tornar-se um profissional autônomo é um objetivo para muitos brasileiros. Para outros é a melhor opção para driblar a redução de vagas em empregos formais. Como qualquer outra profissão, essa também tem seus pontos de atenção, mas pode ter muitas vantagens se for uma carreira bem administrada e com os hábitos profissionais certos.

Neste post, conheça 4 hábitos para se tornar um profissional autônomo de sucesso!

1. Planeje-se e assuma o controle financeiro

Sabendo quanto dinheiro dispõe para começar, procure conhecer em que tipos de negócios você tem interesse em investir. Escolha aquele que, além de caber no seu orçamento, ofereça retorno rápido e seja mais garantido.

A partir disso, crie um planejamento a curto, médio e longo prazo do que precisará fazer semanalmente para atingir seus objetivos, relacionando com o custo de cada etapa. Esse planejamento pode ser auxiliado por aplicativos e dará uma segurança para começar, além de evitar que você gaste desnecessariamente.

Tenha controle financeiro separando seu rendimento do valor que deve reservar para se manter nos meses em que os negócios estiverem em baixa. Evite misturar gastos pessoais com as contas do novo negócio. Isso vai ajudar você a ganhar estabilidade em um cenário que parece imprevisível.

2. Invista em conhecimento

Após decidir onde irá investir e com um planejamento dos passos que tem pela frente, identifique o que você sabe e o que precisa aprender para realizar suas metas com excelência.

Se você está investindo, por exemplo, em um empreendimento de sorvetes, precisa entender sobre os tipos de produto que vai oferecer, as melhores máquinas existentes e comportamentos dos consumidores que frequentarão seu estabelecimento.

Também esteja em constante aperfeiçoamento sobre temas mais amplos de negócio, como gestão e marketing. Existem muitos cursos disponíveis – tanto presenciais quanto à distância – e inclusive alguns gratuitos. Investir em conhecimento tem retorno garantido!

3. Crie uma rede de contatos

Não importa se está investindo em um produto alimentício ou uma tecnologia altamente especializada – tudo vai girar em torno de pessoas. Fornecedores, clientes ou um público indireto, sempre será necessário conhecer bem quem faz parte dessa rede. Lembre-se que manter boas relações com essas pessoas é essencial.

O retorno pode vir em forma de novos conhecimentos, ser apresentado para “a pessoa certa”, ou ainda na forma de futuros clientes. Mantenha contato e seja empático com toda a sua rede, conheça-os de verdade e siga o lema “ser visto para ser lembrado”.

4. Seja um profissional autônomo e resiliente

É preciso muita coragem para assumir as rédeas da própria carreira, mas manter-se de pé exige também resiliência. Isso quer dizer que, diante das variações de mercado, crises financeiras e até questões pessoais, será preciso ter jogo de cintura para manter-se firme na decisão de empreender.

Para isso, é importante ter capacidade de aprender com os erros e fazer as coisas de forma diferente, sem perder de vista o que planejou para o longo prazo. Lembre-se: tanto os empreendedores iniciantes quanto os profissionais de sucesso já falharam muitas vezes antes de ter sua história contada!

Seguindo estes 4 hábitos, você vai se tornar um profissional autônomo de sucesso, equilibrando qualidade de vida com dedicação ao trabalho, e terá maior controle sobre sua vida profissional!

Gostou deste texto? Não deixe de compartilhar nas suas redes sociais para que outras pessoas também possam alcançar o sucesso como autônomas!

Sem comentários

Cancelar