4 melhores praticas para não perder a validade dos produtos na sorveteria

4 melhores praticas para não perder a validade dos produtos na sorveteria

As empresas que trabalham com itens perecíveis precisam ter muito cuidado, afinal vender alimentos vencidos é considerado crime e pode ocasionar diversas consequências na saúde do cliente, além de prejudicar a credibilidade do seu trabalho. Dessa forma, é fundamental ter uma atenção redobrada com relação à validade dos produtos.

Para evitar problemas desse tipo, o planejamento de estoque de produtos perecíveis é primordial. Nessa situação, a reposição não depende somente da quantidade de mercadoria das estantes, mas também da data de vencimento de cada um deles.

Nesse sentido, o controle de estoque das organizações que trabalham com alimentos merece um cuidado redobrado. Então, continue a leitura e conheça as melhores práticas para não perder a validade dos produtos na sorveteria!

1. Registre a entrada e saída de produtos

É essencial registrar os produtos que entrarem e saírem do seu estoque. Contudo, saiba que esse registro não deve ser feito às pressas, já que não pode ficar ilegível ou sem alguma das informações importantes. Por isso, preencha os campos criados com atenção e cuidado. No mesmo instante, marque cada venda efetuada.

Dessa maneira, o gestor conseguirá manter o controle da validade dos produtos sempre atualizado e terá dados valiosos para tomar decisões importantes, por exemplo, sobre quando e o que comprar nas próximas solicitações.

2. Programe as próximas compras

A gestão de compras é um ótimo método, já que contribui para a redução de perdas de produtos perecíveis em uma sorveteria. Isso quer dizer que, quando o empreendedor consegue desenvolver boas negociações com os distribuidores e adere a estratégias eficazes para a gestão de estoque, fica mais simples comprar itens conforme a demanda dos clientes, não ocasionando o excesso de produtos ou a ausência de mercadorias.

3. Invista em promoções para acabar com o estoque

Ter mercadorias paradas por um longo tempo é um grande sinal de prejuízo. Contudo, com a correta administração de estoque, o gestor vai conseguir antecipar e prever quais os produtos estão se aproximando da data de vencimento.

Assim, é possível mudar com rapidez essa situação, realizando promoções. Porém, tenha em mente que não deve ser efetuada uma oferta qualquer, pois, até nesses momentos, o revendedor precisa ter cuidado. Isso porque, se o empreendedor apenas anunciar produtos pela metade do preço, por exemplo, pode afastar os consumidores mais desconfiados, causando a impressão de que você quer se livrar daqueles sorvetes a qualquer custo.

Em razão disso, é recomentado fazer promoções com valor agregado, ou seja, na compra de dois produtos, o terceiro sai com 50% de desconto.

4. Sistema de gestão integrado

Atualmente, é impossível pensar em uma gestão eficiente sem contar um sistema ERP integrado. Os dados dos softwares de todos os setores necessitam estar integrados em apenas um sistema, para que assim seja garantida a segurança dos registros e a possibilidade de relatórios confiáveis.

Além do mais, o sistema de gestão é necessário para o controle dos produtos de uma sorveteria em geral, já que ele será responsável por transmitir informações para a compra, venda e as demais movimentação dos itens que o estabelecimento tem.

Portanto, em um mercado cada dia mais acirrado, a forma mais eficiente do empreendedor garantir o aumento da rentabilidade de sua sorveteria é diminuir as perdas que ocorrem em seu negócio e ficar atento para a validade dos produtos. Então, seguir as dicas mencionadas e estabelecer uma cultura de combate às perdas de estoque é importante diferencial competitivo e pode alcançar resultados satisfatórios.

Se você gostou deste post e quer acompanhar nossas publicações, siga-nos nas redes sociais. Estamos no FacebookLinkedIn e Instagram!

Sem comentários

Cancelar

Assine conteúdos do mundo sorvete gratuitamente!