Rotatividade de funcionários

Veja 5 dicas para diminuir a rotatividade de funcionários

Verdade seja dita, uma empresa necessita de muito mais do que apenas o empreendedor para crescer e melhorar seus resultados. Ela precisa de pessoas treinadas e capazes de exercer suas funções. Mas, quando a rotatividade de funcionários (ou taxa de turnover) de um negócio é muito alta, há a indicação de alguns problemas e de prejuízos para a organização.

Isso porque um nível de demissões elevado causa altos custos para a empresa, assim como a admissão, treinamento e qualificação de novo pessoal. E, muitas vezes, as causas dessas saídas – que variam desde insatisfação até problemas de relacionamento – podem ser evitadas pela administração.

Além disso, a rotatividade dos colaboradores é um dos principais indicadores da saúde organizacional da empresa e, por isso, deve ser uma meta constante dos gestores. Por isso, preparamos este conteúdo com 5 dicas para que você diminua essa taxa no seu negócio. Confira!

1. Entenda o motivo das demissões

O primeiro passo para mudar os métodos de contratação e retenção de colaboradores é avaliar com cuidado as causas do excesso da rotatividade de funcionários. Elas podem ir além da política de cargos e salários, como a maioria dos gestores acredita.

Questione-se sobre pontos como:

  • o ambiente da empresa é agradável e funcional para todos?
  • a comunicação entre setores é acessível e eficaz?
  • os gestores estão preparados para atuar com motivação e empatia?
  • a administração sabe como lidar com cada colaborador individualmente?

Essa avaliação serve para colocar todos os problemas na mesa e surgir com propostas de melhorias.

2. Proporcione um ambiente agradável

Um bom ambiente de trabalho vai muito além de um clima organizacional positivo e transparente. Envolve também questões como equipamentos que funcionam corretamente, boas condições de segurança e higiene, facilidade e abertura para a comunicação, entre outros.

Para diminuir a taxa de turnover, é essencial que o negócio se comprometa a oferecer um local de trabalho confortável e com boas condições para que as atividades sejam executadas.

3. Trace metas alcançáveis

Pressionar os funcionários com metas utópicas pode deixá-los sobrecarregados e cansados da empresa. Mas isso também não significa que suas metas devem ser ridiculamente fáceis. Você deve encontrar um equilíbrio entre objetivos possíveis e, ao mesmo tempo, desafiadores e motivacionais.

Assim, os colaboradores sentem que aquilo que fazem tem valor para o negócio, que conseguem cumprir as metas e que são parte importante da empresa. Essa ação fará com que a taxa de rotatividade diminua.

4. Crie uma cultura de feedback

A iniciativa de implantar e estimular a cultura do feedback pode ser uma prática vital para sua empresa. O feedback deve andar sempre nos dois sentidos, tanto partindo dos gestores para os funcionários como vice-versa.

No primeiro caso, ele permite que o pessoal conheça seus pontos positivos e negativos e, dessa forma, busque o aprimoramento de suas atividades. Já no segundo, o feedback serve para que os gestores tenham uma visão do dia a dia do colaborador, entendam suas principais dificuldades e identifiquem pontos de melhoria.

5. Ofereça benefícios

Não é apenas o dinheiro que aumenta a satisfação do funcionário. Outros tipos de benefícios oferecidos podem aumentar a sensação de bem-estar e fortalecer a relação entre colaborador e organização e, assim, diminuir a quantidade de turnover.

Encontrar possibilidades para iniciar essa ação não precisa ser complicado. Você pode, por exemplo, estudar a flexibilização dos horários de trabalho, formar parcerias com instituições que aumentem a qualidade de vida (livrarias, academias etc.), promover confraternizações, premiar boas ideias de otimização dos processos, entre outros.

Cuidar para que o negócio não tenha uma alta rotatividade de funcionários é uma maneira de trabalhar no seu crescimento e expansão. Além disso, é um objetivo para que a empresa tenha um clima organizacional mais saudável e, assim, possa sempre contar com a melhor equipe possível para atingir suas metas.

Agora que você já sabe tudo sobre como diminuir a taxa de turnover, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais com outras pessoas que possam se interessar!

Sem comentários

Cancelar