Técnicas de vendas

5 técnicas de vendas que todo bom vendedor deve saber

Um empreendedor iniciante precisa de conhecimentos e habilidades específicas para ter sucesso na carreira. Na verdade, desenvolver essas competências e conhecer mais de uma técnica de vendas é essencial, pois o mercado está cada vez mais concorrido e desafiador. Sem falar no público que, cada vez mais esclarecido, tem se tornado mais exigente e precisa ter as necessidades supridas o mais rápido possível

Sem a atitude certa, o vendedor nunca conseguirá agradar de verdade o cliente, que deve ser o foco principal de toda tática de venda — afinal de contas, as vendas só se concretizam a partir dele. Por isso, é preciso conhecer as estratégias mais importantes que se ajustem ao negócio.

Neste post, mostraremos 5 técnicas de vendas que todo vendedor engajado com sua atividade deve conhecer!

1. Entenda o que o cliente compra

Uma técnica de vendas eficiente é compreender o que o consumidor compra, levando em conta que ele procura analisar as vantagens e as desvantagens dos produtos oferecidos.

O vendedor deve, portanto, conhecer as características mais importantes de cada mercadoria. Somente entendendo bem o produto, ele poderá “falar a mesma língua” do cliente e atender suas necessidades.

2. Foque no benefício do produto

O vendedor precisa focar em como o produto que a loja está vendendo pode efetivamente ser útil para o consumidor. Por exemplo, uma vantagem que precisa ser ressaltada é que o item realmente cumpra o que promete.

Assim, se a proposta é alvejar roupas, o produto deve efetivamente deixá-las mais brancas. Também há outros benefícios, como ser um produto altamente sustentável e econômico, fazer uso de tecnologia de ponta, oferecer durabilidade, resistência entre outras características.

Sentindo que as vantagens realmente compensam, o consumidor, caso tenha interesse na mercadoria, certamente efetivará a compra.

3. Identifique e contorne objeções

O vendedor precisa estar preparado para as objeções que o consumidor poderá colocar em relação ao produto. Isso acontece com frequência. A objeção é um obstáculo, mas pode ser contornada, dependendo da habilidade do profissional.

Daí a necessidade de aplicar outra técnica de vendas. O vendedor não deve se pode ao potencial cliente, deve apresentar argumentos que sejam suficientes para convencê-lo de que suas impressões sobre o produto não estão totalmente corretas.

Por exemplo, se a objeção é o preço, o vendedor deve recorrer ao custo-benefício que a mercadoria oferece. Também pode sugerir a possibilidade de um desconto, especialmente se a compra for à vista.

Existem diferenças entre objeção e rejeição. A primeira pode ser contornada. A segunda já é mais difícil de ser vencida, pois a pessoa praticamente se nega a comprar o produto e não está flexível para mudar de ideia por mais persuasiva que seja a argumentação do vendedor.

4. Estabeleça uma relação de confiança

O potencial cliente (ou lead) deve confiar no vendedor. Se ele não acreditar em sua capacidade de compreensão sobre as vantagens e desvantagens do produto, dificilmente levará a mercadoria. Na dúvida, ele preferirá não comprar.

O consumidor também precisa perceber que existe, no profissional, mais que o interesse unilateral de “empurrar” o produto e lucrar com isso. Para isso, é preciso demonstrar interesse em oferecer uma solução real para a dúvida ou problema da pessoa.

Uma relação de confiança pode mesmo ajudar na fidelização do cliente, pois as pessoas se sentem bem comprando em lojas em que depositam confiança.

5. Seja criativo

Nem sempre é fácil ser criativo, mas pode ser um grande diferencial para o negócio. A criatividade está ligada à inovação, às habilidades individuais do vendedor em envolver o consumidor em uma argumentação persuasiva e interessante que, no final de tudo, leve à efetivação de uma venda.

Para conseguir esse objetivo, o vendedor pode até contar uma história breve, uma piada, um episódio, apelar para a imaginação do lead. Há várias formas de usar sua criatividade, mas ela é mais pessoal, está associada à natureza do vendedor.

Aprender e aplicar uma técnica de vendas que seja ajustável a diversas situações é fundamental para o empreendedor que deseja crescer em sua carreira. Ele deve manter-se sempre atualizado para adquirir as habilidades e conhecimentos essenciais para o seu trabalho.

Falando nisso, aproveite e curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades.

Sem comentários

Cancelar

Assine conteúdos do mundo sorvete gratuitamente!