Avaliação de fornecedores

Afinal, por que é necessário fazer uma avaliação de fornecedores?

A avaliação de fornecedores é um processo muito importante. Fazer as coisas corretas e investir na qualidade da comida que é oferecida em seu restaurante também inclui contar com um bom fornecimento. Esse serviço precisa atingir o padrão de qualidade com o qual a sua empresa pretende trabalhar.

Além disso, é necessário dedicar tempo para avaliar como os recursos do restaurante estão sendo gastos. Muitas vezes, pequenas mudanças no fornecimento podem fazer uma grande diferença no fluxo de caixa do seu empreendimento.

Você já sabe por onde começar o processo de avaliação de fornecedores? Continue lendo o nosso post e veja 5 dicas valiosas!

Qualificação do fornecedor

Para fazer uma avaliação adequada, você precisa conhecer muito bem o mercado em que está atuando e quais são as empresas fornecedoras. Portanto, monte uma lista dos produtos que precisa e quais fornecedores podem atender a sua demanda.

Não se esqueça de, periodicamente, avaliar se o fornecedor está cumprindo com o que foi acertado no momento da contratação dos serviços. Verifique também a qualidade dos produtos, prazo de validade, prazo de entrega e outras coisas importantes para o funcionamento do seu restaurante.

Estabilidade financeira

Muitas pessoas acabam pensando, erroneamente, que avaliar a situação financeira do fornecedor não é algo importante. No entanto, se ele estiver com problemas no fluxo de caixa, pode enfrentar dificuldades para adquirir os produtos.

Não conseguir preparar algum prato do seu cardápio por falta de algum ingrediente pode ser algo embaraçoso e pode deixar o seu cliente frustrado.

Desempenho operacional

O fornecedor tem responsabilidade em ajudá-lo a cumprir com algumas etapas operacionais do seu restaurante. Por isso:

  • deixe o fornecedor ciente de quais são as suas metas. Estar alinhado é importante para que não falte ou sobre produtos, por exemplo;
  • defina junto ao fornecedor quais serão os aspectos do desempenho que serão observados;
  • sempre dê um feedback ao fornecedor, dizendo o que está bom e o que precisa de melhoria.

Especificação ou aquisição do produto ou serviço

Sempre que for fazer a compra de um novo produto ou solicitar a realização de um serviço em seu restaurante é preciso fazê-lo por meio de um documento. Tenha uma ordem de compra — ou serviço — bem elaborada, que seja clara e lhe permita avaliar se o fornecedor está entregando todos os itens solicitados.

Cotação na avaliação de fornecedores

Procure se lembrar que na hora de solicitar o orçamento não deve ser levado em consideração apenas o preço do produto. Existem custos que também precisam entrar na conta na hora de calcular os custos. Um exemplo disso é o valor que terá de gastar com as entregas. Por isso, sempre solicite um orçamento completo.

Ao seguir as dicas que apresentamos nesse post para a avaliação de fornecedores, você estará cada dia mais perto de se destacar no mercado e alcançar o sucesso que deseja.

Gostou de saber por que é necessário fazer uma avaliação de fornecedores? Veja também o nosso artigo sobre os sinais de que está na hora de você abrir o próprio negócio!

Sem comentários

Cancelar