Confira 5 dicas de como economizar água e energia no seu negócio

Confira 5 dicas de como economizar água e energia no seu negócio

Economizar água e energia é um desafio constante nas residências brasileiras. Essa preocupação também está presente no dia a dia corporativo, já que as empresas precisam reduzir custos para melhorar seu rendimento.

Sendo assim, é preciso adotar algumas iniciativas básicas para mudar os hábitos junto aos colaboradores. O melhor é que todas elas são bastante acessíveis e fáceis de colocar em prática. Inclusive, essas ações podem ser especialmente úteis se o seu negócio funciona em casa.

Quer conhecer algumas dicas e garantir economia durante o ano todo? Então, confira nossa lista agora mesmo!

1. Busque uma forma de armazenar a água da chuva

Em dias de chuva, deixe alguns baldes na área externa da empresa. A água recolhida pode ser usada para a faxina desse mesmo espaço ou até mesmo reaproveitada na descarga de banheiros de uso exclusivo dos funcionários.

Caso o negócio utilize veículos corporativos para suas atividades, eles também podem ser lavados com essa mesma água, assim como os demais equipamentos que precisem desse tipo de limpeza eventual.

2. Feche a torneira enquanto não utiliza a água

Essa é a recomendação básica para qualquer tipo de estabelecimento, residencial ou comercial. Lembre-se sempre de fechar a torneira enquanto não utiliza a água e não a deixe aberta na capacidade máxima.

Caso o fluxo de água seja muito forte, use um arejador na saída do equipamento. Esse é um dispositivo simples e pequeno, em forma de peneira, que ajuda a moderar a quantidade de água usada, sendo um ótimo aliado para o controle do desperdício.

3. Evite deixar o ar-condicionado sempre ligado

Trabalhar em um ambiente fresco quando o dia está quente é sempre bom. Nesses casos, a alternativa adotada costuma ser o ar-condicionado. Mas é importante não deixar o equipamento ligado o tempo todo durante a semana.

Em horários mais frescos, como no começo da manhã e no fim da tarde, opte por abrir as janelas e deixar o local mais arejado. Essa é uma maneira de, inclusive, aproveitar a luz natural do dia e economizar ainda mais a energia.

4. Troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes

Se você usa lâmpadas incandescentes, deixe esse hábito de lado. É hora de trocá-las por lâmpadas fluorescentes e compactas. Com isso, é possível conseguir uma economia significativa de pelo menos 80% na conta de luz.

A quantidade de acionamentos do interruptor costuma comprometer a durabilidade desse tipo de lâmpada. Por isso, elas são mais indicadas para ambientes que exigem seu uso por um tempo prolongado, como escritórios fechados e estabelecimentos de grande movimento.

5. Envolva os colaboradores e escolha bem os fornecedores

De nada adianta praticar todas essas dicas sem qualquer ajuda. Portanto, elabore campanhas internas de conscientização e envolva todos os colaboradores na adoção de práticas para a economia de água e luz.

Além disso, no que diz respeito à saúde financeira do negócio, é importante também ter cuidado com outros tipos de gastos. Por exemplo, é fundamental saber negociar com fornecedores em busca de bons preços e garantir produtos de qualidade, que ajudem a economizar água e energia.

Agora que você já sabe as dicas principais sobre esse assunto, é hora de ir além. Descubra como diminuir custos em um novo empreendimento e aprenda a poupar ainda mais!

Redes sociais para sorveterias: confira 4 dicas

Next Article

Redes sociais para sorveterias: confira 4 dicas

Sem comentários

Cancelar

Assine conteúdos do mundo sorvete gratuitamente!