Embalagem sustentável: saiba porque é importante como utilizá-las!

Embalagem sustentável: saiba porque é importante como utilizá-las!

Com o passar dos anos, as pessoas ao redor do mundo estão dando uma atenção cada vez maior aos problemas ambientais. No varejo e em outros mercados, as empresas já começaram a se movimentar para reduzir a utilização de plástico em seus produtos e estão percebendo a necessidade de investir em embalagens sustentáveis.

Ao optar por trabalhar com um material que não cause tantos impactos negativos à natureza, além de ajudar na preservação do meio ambiente, a sua empresa agregará mais valor ao negócio. Responsabilidade social e ambiental são ótimas maneiras de preservar o mundo e atrair clientes ao mesmo tempo.

Neste post, mostraremos por que é importante utilizar as embalagens sustentáveis. Confira!

Faça embalagens com materiais reutilizáveis

É preciso conscientizar as pessoas sobre a necessidade de preservar a natureza e utilizar materiais que não causem tanto impacto no meio ambiente. Em 2018, estima-se que o Brasil produziu cerca de 255 mil toneladas de lixo por dia. Com dados tão alarmantes como esses, é fundamental que as empresas comecem a investir em embalagens com materiais reutilizáveis.

Algumas cidades do país  já iniciaram o processo de proibição do uso de plástico em alguns estabelecimentos. Mas para isso é preciso mostrar outras alternativas, principalmente para as embalagens. Elas podem ser feitas com diversos materiais, como bambu, metal, madeira e até com malhas produzidas com garrafas pet.

Não utilize plástico

O assunto sobre a preservação do meio ambiente e o uso de embalagens sustentáveis passa pela necessidade de as pessoas diminuírem a utilização do plástico. O Brasil é o 4º maior produtor desse material que demora centenas de anos para se decompor na natureza. Estudos afirmam que, em 2050, os oceanos terão mais plástico do que peixes.

Dê preferência aos biopolímeros se precisar 

Seja por causa de fornecedores, parceiros comerciais ou outros fatores, em alguns estabelecimentos, não é possível fazer a substituição do plástico. Caso esse seja o seu caso, dê preferência aos biopolímeros, que além de serem biodegradáveis, são polímeros de fontes renováveis. Essa é uma ótima opção para causar menos impactos ao meio ambiente.

Opte por embalagens de aço

A necessidade de optar por embalagens reutilizáveis está fazendo com que as empresas se movimentem cada vez mais para se adaptarem. Muitas indústrias já estão investindo para encontrar soluções para resíduos de difícil reciclagem, como o aço. Esse material pode receber e transportar diversos produtos, desde alimentos até materiais de higiene.

Incentive as vendas de sorvete de casquinha

Melhor do que uma embalagem sustentável, apenas um material que seja comestível, não é mesmo? Para as sorveterias, é importante diminuir a produção de lixos com embalagens e incentivar as vendas das famosas casquinhas. Além de ser muito saborosa, ela ainda faz com que o negócio não utilize alguns materiais de difícil decomposição, como o plástico.

Vivemos em um período no qual é fundamental que as pessoas e as empresas se movimentem para preservar o meio ambiente, e isso vai muito além de utilizar embalagens sustentáveis. É preciso incentivar outras pessoas a terem atitudes que não impactem negativamente a natureza. A substituição de plástico por outros materiais biodegradáveis e reutilizáveis é uma das opções para que a sustentabilidade comece a ser o foco das discussões no mercado.

Conseguiu entender mais sobre a importância das embalagens sustentáveis? Então não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, Instagram e Linkedin.

Tudo sobre o mercado de sorvetes no Brasil

Next Article

Tudo sobre o mercado de sorvetes no Brasil

Sem comentários

Cancelar

Assine conteúdos do mundo sorvete gratuitamente!