Exposição de produtos

Exposição de produtos: qual é a importância na organização das mercadorias

Comida de qualidade, bom atendimento e clientela fiel até são coisas que garantem um bom lucro e o sucesso do seu restaurante. Entretanto, assim como qualquer estabelecimento comercial, a arquitetura, a organização do espaço e a exposição dos produtos podem incrementar bastante a sua receita!

Uma boa organização, que seja limpa e estratégica deixa seu cliente mais seguro, atrai um público com mais poder de compra e pode fazer com que ele leve mais coisas do que pretendia!

No mercado de varejo, existem algumas diretrizes que você já deve ter reparado: produtos mais procurados ficam no fundo da loja, mercadorias com maior margem de lucro estão na altura dos olhos e a área perto do caixa é sempre bem aproveitada.

Se você tem um restaurante, café ou sorveteria, a ideia central dessas dicas também pode ser útil, mas com algumas adaptações. Neste artigo, preparamos algumas sugestões para você melhorar sua exposição de produtos. Confira!

Identifique seus produtos de mais sucesso

Antes de começar alguma mudança no layout do seu negócio, vale a pena identificar seu produto de maior sucesso. Escolha um lugar especial, de preferência ao fundo, para que o cliente percorra por outras opções de compra para chegar até lá.

Para destacar esses produtos e aqueles que você deseja que sejam mais conhecidos, utilize jogos de luz e prateleiras especiais. Crie uma espécie de aura naquele ponto do restaurante, assim, você chama atenção e agrega valor à mercadoria. O cliente imagina que se aquilo merece destaque é porque deve ser especial.

Crie pequenos obstáculos no percurso

A dica aqui é criar alguns obstáculos para o cliente se deparar com outras opções até alcançar o que quer. Como muitas das decisões de compra são feitas no ponto de venda, você precisa aproveitar que o cliente entrou na sua loja para oferecer algo a mais para ele.

Quase todo mundo que entra em um bar ou restaurante, por exemplo, pede um café ou compra um doce sem ter planejado.

Coloque produtos com mais margem de lucro na altura dos olhos

Se você utiliza algum tipo de gôndola, ou expõe bebidas em geladeiras, precisa ficar atento a como elas estão distribuídas. Nesse caso, a altura conta bastante! Os produtos com a maior margem de lucro devem ser colocados na altura dos olhos.

Mesmo que eles são sejam muito procurados, pode fazer diferença no seu balanço financeiro que eles sejam considerados pelos seus clientes.

Aproveite a área próxima ao caixa para um último apelo

Próximo ao caixa, costuma-se formar filas. Aproveite esse momento de espera do cliente para expor produtos como cafés expressos em máquinas de autoatendimento, sobremesas, chás e balas. Essa é uma tática muita utilizada em grandes lojas de varejo e pode ser útil em restaurantes.

Considere usar um digital signages na exposição de produtos

Muito comuns em fast-foods, os digital signages são aqueles letreiros eletrônicos com imagens animadas dos cardápios. Com um pouco de criatividade, você consegue encaixar essa opção no estilo de decoração do seu restaurante.

Use esse espaço para expor promoções que garantam mais clientes, novidades, seus perfis nas redes sociais, etc. As possibilidades são muitas!

Mas não adianta criar toda essa estratégia se os seus produtos estão mal cuidados. Por isso, ter bons fornecedores e ser cuidadoso é importante. Em alguns casos, é difícil evitar rasgos, amassados, excesso de umidade. Para não ter prejuízo, deixe esses produtos por trás. Os da frente devem ser sempre bonitos!

Outras dicas para gerir melhor seu restaurante incluem um planejamento estratégico bem feito e a construção de um bom relacionamento com os clientes. Para descobrir o que funciona melhor no seu negócio, observe e faça testes. Agora que você conhece algumas dicas para melhorar a exposição de produtos no seu negócio, faça as experiências e seja criativo!

E aí, gostou do artigo? Você conhece mais alguma dica de exposição de produtos? Conte para a gente com um comentário aqui no post e participe do debate!

Sem comentários

Cancelar

Assine conteúdos do mundo sorvete gratuitamente!