Será que existe diferença entre sorvete italiano e sorvete expresso?

Será que existe diferença entre sorvete italiano e sorvete expresso?

O sorvete faz história na Itália desde o século XVII e vem conquistando cada vez mais o público brasileiro. O sorvete italiano apresenta textura diferente e tem uma característica artesanal, de modo que esses se tornaram os seus principais atrativos. No entanto, existem produções diferentes e a que abordamos é essa: sorvete italiano X sorvete expresso.

Você já ouviu falar na segunda opção? Algumas pessoas confundem os dois. Mas, é possível dizer que sorvete italiano e sorvete expresso são “a mesma coisa”?

Elaboramos este post para esclarecer essa dúvida. Saiba mais sobre o universo dos sorvetes e se delicie com nosso post! Vamos lá!

O sorvete italiano

Os sorvetes italianos, ou gelatos, levam menos ar em sua composição. Essa parece ser a propriedade mais crítica que o diferencia do sorvete expresso. Além disso, eles não levam conservantes, aromatizantes e, nem mesmo, corantes em sua composição. Os ingredientes costumam ser mais frescos e, quando é sabor de fruta, as lojas especializadas, geralmente, utilizam as frutas da estação.

Sua composição também tem índices em torno de 50% a menos de gordura, em comparação ao sorvete industrializado, além de apresentar menos açúcar.

O gelato e o sorbetto

Você pode já ter escutado os dois termos quando o assunto é sorvete italiano. Se você tem dúvida se ambos podem ser aplicados ao sorvete, saiba que as duas palavras estão corretas.

A diferença é que o “gelato” é um termo que designa as receitas de sorvete que levam leite ou creme de leite. Já para as receitas naturais, com base de água, o termo correto seria “sorbetto”. Neste caso, pela ausência do leite, a maioria dos sabores é feita de fruta.

A textura e a densidade dos sorvetes

Um dos pontos que mais se destaca no sorvete italiano é a sua textura, uma vez que é considerado um dos tipos de sorvete mais cremoso (e menos “congelado”) que existe. No entanto, vale dizer que a velocidade de fabricação do italiano e do expresso é diferente.

O sorvete expresso leva, pelo menos, mais 50% de ar. Essa diferença traz o aumento da densidade do sorvete italiano, deixando-o, também, mais consistente e com o sabor mais perceptível. No entanto, o sorvete expresso parece ser bem mais volumoso.

O armazenamento dos dois tipos de sorvete

É claro que serem servidos gelados é algo que o sorvete expresso e o sorvete italiano têm em comum. Porém, o segundo tipo requer maior nível de exigências quanto ao seu armazenamento e à temperatura.

Normalmente, o sorvete italiano é armazenado em temperaturas mais elevadas que o industrializado, o que favorece a sua textura. O recipiente onde esse sorvete é mantido costuma ser de inox (e não de plástico ou de isopor).

O sorvete italiano não é feito para ser conservado por muito tempo, como o sorvete expresso. Para reconhecê-lo, não se pode identificar nenhum pedacinho de gelo: ele é totalmente cremoso. Sendo assim, o ritmo de fabricação industrial não combina em nada com esse tipo de sorvete, uma vez que a sua principal característica é ser artesanal.

A par de todas essas informações, você já entende as diferenças entre o sorvete italiano e o sorvete expresso, certo? Na disputa entre sorvete italiano X sorvete expresso, qual você prefere? O bom é que o Brasil está recheado das duas opções para agradar a todos os gostos!

O que achou dessas informações? Entre em contato com a Alphagel para conhecer as nossas soluções especializadas para o seu sorvete, com máquinas que conservam o melhor padrão de qualidade!

Sem comentários

Cancelar